sexta-feira, 7 de maio de 2010

Trabalhadores indignados entregam carta na Prefeitura

Divinópolis, 05 de maio de 2010.

DESTINATÁRIO: Gab. do Prefeito e do Secretário de Planejamento e Gestão

Exceletíssimo Senhor,

A categoria dos(as) Trabalhadores(as) da Educação Municipal vem através dos(as) representantes abaixo assinados(as), comunicar a V. Exª que a reunião ocorrida neste dia 04/05/2010, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários – Rua do Comercio, nº -Divinópolis/MG não teve caráter jurídico de assembleia: primeiro porque não houve edital de convocação devidamente publicado de acordo com o Estatuto Social da entidade. Segundo que não houve democracia nem transparência na votação das propostas durante os acontecimentos da reunião.
Os(as) servidores(as) da educação não participaram da reunião num mesmo recinto(haviam pessoas nas escadas, no saguão de entrada, no salão e na rua causando um tumulto n as votações. A proposta “dita” vencedora (com cerca de 100 votos segundo a mesa coordenadora da reunião) dos mais de 280 presentes, já havia sido rejeitada em uma assembleia devidamente convocada pelo SINTRAM. Sendo assim, a votação está prejudicada e sem valor legal e legitimo, mesmo que se utilize da lista de presença, o que não reflete na realidade da votação pois, as pessoas se ausentaram do recinto por ser pequeno para acomodar tantas pessoas e por não perceber seriedade e democracia na condução dos trabalhos de debate e votação (desde a convocação ilegal até a realização do evento). Comunicamos ainda que nenhuma das votações que virem a ser apresentadas a V. Exª relacionadas com esta reunião tem a simpatia a aprovação dos(as) trabalhadores(as) da educação municipal.
Estivemos presentes na referida reunião, algumas(alguns) de nós tentamos dialogar com a diretoria do SINTRAM para democratizar mais as discussões e votações, sem êxito nem voz. Fomos impedidos(as) pelos dirigentes da reunião de uma forma brusca jamais vista pela categoria. NAQUELE MOMENTO O PRÉDIO ESTAVA LOTADO O QUE ERA PARA SER UMA LIÇÃO DE DEMOCRACIA NUM PCCS SE TORNOU AGRESSÕES VERBAIS E IMPOSIÇÕES DE PROPOSTAS ( com condução de votação sem nenhuma condição de controle de voto).
Neste sentido, solicitamos que V. Exª não encaminhe nenhuma proposta de negociação que se refira a esta reunião antidemocrática, tempestiva, tumultuada, ilegítima, ilegal e arbitrária dirigida pela Diretoria do SINTRAM CENTRO OESTE –MG, em relação à proposta de piso salarial (hora aula) para a Educação. A categoria saiu indignada com o SINTRAM e de cabeça erguida para continuar a negociação e a luta pelo PCCS da Educação.
Sendo assim, nos unimos após a reunião, e estamos oficializando a V. Exª a solicitação de não validar em forma de lei e de negociação nenhuma proposta de piso salarial (hora aula) que venha ser apresentado relacionado a esta reunião. Fazemos esta solicitação por entendermos que V. Exª ainda seja um dirigente público respeitado, sério e digno (apesar de ausente das negociações) para não se deixar enganar pelas votações “manipuladas” pela coordenação do SINTRAM.
Solicitamos uma reunião com V. Exª o mais urgente (até sexta feira) para decidirmos sobre este impasse gerado a partir deste evento.
Aproveitamos o momento para deixar nossos votos de apreço e agradecimentos. Aguardamos por vosso encaminhamento.
Atenciosamente,

Assinam: Sirlene Roncaly Brito, Hermes Gualberto da Fonseca, Sônia Maria do Canto, Maria Aparecida de Oliveira, Eliana Tavares Cortez, Aline Flor Coimbra, Vantuir Brito.


Exmº Sr.
Vladimir de Faria Azevedo
Prefeito Municipal
Divinópolis-MG