quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vitória!

Câmara e Senado já aprovaram; agora é hora de impedir o veto de Lula

Com galeria lotada, Senado aprovou por unanimidade reajuste de 7,7% aos aposentados e fim do fator previdenciário
A luta foi árdua. Mas na tarde desta quarta feira (19) os aposentados e pensionistas, e por que não dizer também os trabalhadores, obtiveram uma grande vitória. Depois de ver aprovado na Câmara dos Deputados, agora foi a vez do Senado votar por unanimidade o PLV 2/10, que reajusta em 7,7% as aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo e o fim do fator previdenciário.
O relator do projeto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), chegou a ensaiar mudar o texto para que tivesse de voltar à Câmara e correr o risco de perder o prazo de votação. Mas a galeria e a tribuna de honra do Senado estavam lotadas. Ocupadas por aposentados vindos dos mais diversos estados brasileiros. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Norte entre outros.
Nesta quarta-feira estavam naquelas galerias aposentados e pensionistas que vêm lutando de sol a sol, embaixo de chuva, fazendo caminhadas de quilômetros, realizando inúmeras vigílias, pressionando parlamentares, se unindo aos trabalhadores da ativa. Tudo isso porque acreditaram na luta e defenderam ferozmente seu direitos.
“A Conlutas, que participou desta mobilização desde o seu início, parabeniza os aposentados e pensionistas brasileiros representados pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap)”, diz o dirigente da Conlutas Luis Carlos Prates, o Mancha, do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que também estava no plenário do Senado.
Não fosse essa mobilização nacional, o reajuste seria de apenas 3,5% (índice da inflação). Depois do absoluto rechaço diante do reajuste concedido ao salário mínimo, o Governo Lula ainda apresentou 6,14% de reajuste. Mas também não houve negociação. Os aposentados queriam mais. Queriam o que acreditavam ser justo, apesar de que o que seria realmente justo era o reajuste de 9,6% retroativo a janeiro deste ano.
Sanção e veto - Mas uma coisa é fato. Se o presidente Lula sancionar a lei, mais de 8,4 milhões de aposentados irão ser beneficiados com esse reajuste.
Entretanto, o governo Lula já havia deixado claro que não tinha o menor interesse em pagar esse reajuste e sua ameaça de veto está mantida. Ele queria pagar 6,14% e manter o fator previdenciário.
A mídia já começa a acenar que pode existir um acordo entre governo e oposição para que Lula sancione o reajuste e vete o fim do fator do fator previdenciário.
Não ao veto, intensificar mobilização - Portanto, a Conlutas reforça o seu chamado. É hora de intensificar a mobilização pelo reajuste de 7,7% e pelo fim do fator previdenciário. O presidente Lula tem de sancionar essa lei. Não vamos aceitar nenhum veto. E essa é uma mobilização dos aposentados, pensionistas e trabalhadores brasileiros. É uma luta de todos nós.
“Vamos levantar a bandeira do reajuste e do fim do fator previdenciário em cada assembléia, em cada jornal, boletim, página na internet. Vamos levantar essa bandeira em cada manifestação de categoria em luta. Vamos aprovar o envio de moções ao presidente Lula para que não vete nem o reajuste de 7,7%, nem o fim do fator previdenciário”, incentiva Mancha.
Como esteve desde o início, a Conlutas se manterá persistente nesta campanha. Em todo o país.
Afinal, não podemos esquecer que não estamos travando essa luta isoladamente no Brasil. Basta olha a Grécia, a Espanha, a Romênia e outros países. Por isso apoiamos todos as lutas dos trabalhadores e aposentados do mundo em defesa de seus direitos e salários.
Redação Conlutas
(Com informações da Cobap e do dirigente da Conlutas, Mancha)