terça-feira, 30 de abril de 2013

1º de maio: Dia de Luta

Nesta quarta-feira, 1° de maio, vamos participar dos atos classistas e de luta em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador. Vamos manter a disposição que levamos para a marcha vitoriosa em Brasília, no dia 24 de abril, que reuniu mais de 20 mil pessoas, e preparar manifestações unitárias e em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Vamos às ruas levantar nossas bandeiras e denunciar o Governo - Nesses atos vamos denunciar o ACE (Acordo Coletivo Especial). Exigir a anulação da reforma da previdência de 2003, comprada com dinheiro do mensalão e o fim do fator previdenciário sem a implantação da fórmula 85/95. A reforma agrária e a luta contra as privatizações que vem sendo implantadas pelo governo, também entrarão nas reivindicações. Em defesa do Piso salarial para Professores, em defesa do direito a Saúde de todos que trabalham e que tem direito a proteção por adoecimento funcional.
Chamamos a todos e todas que trabalham nesta cidade para unificar as lutas e mobilizar o local onde mora e trabalha para garantir: saúde, educação, segurança, salário e vida digna.
Data relembra operários que tombaram lutando por direitos – Nesta data, vamos relembrar a luta dos operários de Chicago (EUA), em 1886, que morreram para defender a jornada de 8 horas diárias.
Em 1891, em Paris, na França, os trabalhadores socialistas dos países industrializados da época, reunidos no congresso da Segunda Internacional Socialista, consagraram o 1º de Maio como o dia da luta pelas 8 horas de trabalho. Naquele tempo os operários trabalhavam 12, 15 e até 18 horas por dia. Não havia descanso semanal nem férias.