segunda-feira, 13 de maio de 2019

NOTA DE ESCLARECIMENTO



NOTA DE ESCLARECIMENTO



Divinópolis, 13 de maio de 2019

Saudações aos trabalhadores (as) da Educação Municipal de Divinópolis e aos demais interessados. 

Lamentavelmente, na reunião ordinária da Câmara, no dia 09 de maio de 2019, alguns acontecimentos foram tratados fora de contexto, faltando informações importantes a serem divulgadas em relação ao pedido de adiamento de reunião entre os sindicatos e a prefeitura, gerando uma serie de desentendimentos e ataques às instituições sindicais.

Desde outubro de 2018, a nova diretoria do SINTEMMD vem solicitando, verbalmente, à administração municipal que oficialize a comunicação entre as entidades e que as trate de forma institucional, mantendo assim uma relação de diálogo baseada no respeito mútuo.

Após ocorrer uma situação desagradável, em que o SINTEMMD não foi convidado para participar de uma reunião de negociação, este sindicato protocolou, no dia 05 de abril de 2019, o Ofício SINTEMMD 34/2019, destinado ao senhor prefeito, Galileu Teixeira Machado, com cópia para o Procurador Geral do Município, Dr. Wendel Santos de Oliveira, solicitando que “...qualquer convite para participar de reuniões, atos e/ou atividades afins com este sindicato seja encaminhado através de ofício físico ou por e-mail, no prazo mínimo de 48 horas antes do horário pleiteado ...”. 

Salienta-se a necessidade da existência de um prazo para que as comissões compostas por trabalhadores, que exercem suas profissões em escolas municipais, possam ser convocadas e programem uma forma adequada de manter o atendimento, organizando substitutos, prezando pelo bom atendimento à população e garantindo a transparência das negociações.

Cabe ressaltar que, no mesmo ofício citado, foi salientado que os pedidos realizados através de ligações telefônicas e/ou aplicativos, sem a devida oficialização pelos meios solicitados, não seriam considerados. Essa exigência partiu exatamente do desejo de dar mais transparência e evitar reuniões “a portas fechadas”.

Ocorreu que, na noite do dia 08/05/2019, por ligação telefônica, a administração municipal convidou as unidades sindicais para uma reunião na prefeitura, a ser realizada no dia 09/05/2019, às 10h. Os sindicatos, exercendo fielmente os encaminhamentos da Assembleia, solicitaram o reagendamento da reunião negocial. 

O SINTEMMD tem o entendimento que participar de reuniões com pautas do interesse de sua base é obrigação, porém não podemos desconsiderar que, em Assembleia Conjunta no dia 21/03/2019, os servidores nomearam uma Comissão de Negociação, e que tal comissão tem poderes instituídos pela soberania da assembleia. Participar de reunião sem a presença destes membros seria desrespeitar aqueles que são nossa razão de existir: os servidores.

POSICIONAMENTO

O SINTEMMD repudia os ataques, ocorridos no dia 09/05/2019 na Câmara Municipal, contra as instituições sindicais, por acreditar que esta forma de tratar instituições democráticas, só propicia a degradação dos órgãos e não beneficiam o progresso de nossa sociedade. Não podemos destruir a imagem das instituições por causa de algumas pessoas. 

Precisamos combater a politicagem que é feita por “debaixo dos panos” e “conchavos” que visa interesses próprios. Precisamos construir uma política em favor do bem coletivo, que seja legítima representante dos interesses da população. A regulamentação baseada na democracia reforça as ações de longo prazo, em detrimento de interesses individuais e momentâneos.

Não é por falta de educação que faltam direitos. É por falta de direitos é que falta Educação.

Defender o respeito e a formalização entre as instituições é defender direitos.